Skip to content Skip to footer

O Que é PHP? Guia Básico De Programação

Os arquivos respondem a todas as requisições HTTP, incluindo GET, POST e outros verbos. O PHP é uma linguagem do lado do servidor e normalmente é usada de duas maneiras. Você pode usar as exceções https://giro.matanorte.com/artigo/curso-de-cientista-de-dados-esteja-preparado-para-a-profissao-do-futuro/ internas fornecidas pelo PHP, ou se preferir, pode criar suas próprias exceções. Claro que este é um exemplo simples, mas você pode ver o benefício, que é poder interceptar o problema.

  • Utilizando os mesmos valores de a e b, conforme o exemplo anterior, vamos agora realizar uma multiplicação.
  • Hoje em dia, porém, acho que o deploy por Git é algo que deve ser incorporado a todos os projetos, independentemente do tamanho, e hospedagem compartilhada deve ser uma coisa do passado.
  • PHP é uma linguagem de programação voltada para o desenvolvimento de aplicações para a web e para criar sites, favorecendo a conexão entre os servidores e a interface do usuário.
  • No PHP 5.6 (2014) foi feito um trabalho de otimização de memória ao ponto de que a memória usada em POST teve uma redução entre 200% e 300%.
  • Porém, na função ECHO, vamos utilizar o “.” para realizar a concatenação.
  • Uma das principais características do PHP é o fato de ser uma linguagem bem mais dinâmica do que a maioria das outras opções que existem.

Esse tipo de uso é ideal para scripts executados usando o cron (Unix, Linux) ou o Agendador de Tarefas (no Windows). Esses scripts podem ser usados também para rotinas de processamento de texto simples. O WordPress é o CMS(Content Management System ou, em tradução, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais procurado e utilizado no mundo.

Como usar formulários no PHP

Além disso, ela também pode ser instalada em plataformas de computação em nuvem e acessado por diferentes navegadores. Outra característica Qual escolher: Bootcamp de programação x cursos tradicionais relevante do PHP é o seu excelente desempenho. A transformação digital requer o desenvolvimento de aplicações robustas e eficientes.

  • O acrônimo recursivo PHP representa um elefante, que é conhecido como o mascote da linguagem.
  • Se esse é o seu caso é natural haver pouca familiaridade com conceitos como back-end, servidor web, requisição
    e muitos outros.
  • E não, não houve um salto da versão 5.0 para a 7.2, apenas a preferência de programadores pela versão 5.0 ou 5.3 entre as versões 6.0 e 7.0.
  • Você pode usar as exceções internas fornecidas pelo PHP, ou se preferir, pode criar suas próprias exceções.
  • Há, portanto, algum debate sobre se uma nova versão principal do PHP, com ou sem suporte a Unicode, deve ser chamado de “PHP 6”, ou se a nomenclatura deve ser ignorado para evitar confusão.

Isso garante sua constante melhora, além de facilitar o usuário ao buscar informações. Um dos principais meios de estar se informando é através da sua documentação oficial, que também é disponibilizada em português. O PHP é uma linguagem capaz de suportar grandes quantidades de dados. Ou seja, consegue executar muitas funções e consumir muitos recursos ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho e a velocidade do servidor em que se encontra hospedado. O Front End é a área de desenvolvimento relacionado a tecnologia do lado do cliente (client-side). Ou seja, é a área de desenvolvimento que atua no que será renderizado diretamente no navegador do cliente.

Quando surgiu a linguagem de programação PHP?

Esse é o exemplo mais básico, já que você sequer precisa rodar esse script de qualquer maneira ou em qualquer formato. Nós simplesmente usamos o comando echo para dizer para a página exibir Saudações da Hostinger. Esse exemplo, contudo, mostra como o seu site pode interpretar código PHP dentro do HTML. Quando o seu browser – também conhecido como o cliente – solicita uma página contendo scripts do lado do cliente, o servidor responde enviando os códigos-fontes que são executáveis pelo navegador. Por sua vez, o PHP é uma linguagem server-side, ou seja, tudo é processado no servidor. Sendo assim, o que chega ao navegador do usuário é apenas uma resposta em HTML.

o que é php

Se um deles estiver vazio, um texto de alerta seria exibido para informar o usuário disso. Por exemplo, você pode usar um script para validar uma forma de garantir que todos os campos de um formulário foram preenchidos antes que eles sejam enviados de volta para o servidor. Enquanto as tags abrem o comando do PHP, echo significa que você vai incluir um texto. Lembre-se, também, de sempre consultar o site oficial da linguagem, quando estiver programando um site em PHP. No entanto, quando você coloca as tags de comando do PHP, isto é, “”, não se deve inserir nenhum comando HTML entre elas, porque o servidor não vai saber interpretar e vai dar erro. Dito isso, vamos conhecer um pouco da história dessa linguagem e algumas curiosidades dela.

Linguagem PHP

O PHP é uma linguagem de programação semelhante ao Python e o JavaScript. Ele serve para automatizar tarefas e também para deixar uma página na web ainda mais dinâmica. Além disso, se você precisa de um banco de dados, deve usar um framework ou ORM que economize problemas de segurança, como injeção de SQL. Uma das coisas úteis que ela fornece é o acesso ao sistema de arquivos. Além disso, eles são específicos para aquele navegador/dispositivo.

Então ao usar essa linguagem, ele pode aumentar drasticamente a quantidade de customização que você pode ter no seu site. Abra a página inicial e você pode ver que a URL termina com .php (facebook.com/home.php). Linguagens de script podem rodar tanto do lado do servidor (backend) quanto do lado do cliente (frontend). O script, então, iria rodar e checar todos os campos quando um usuário enviar o formulário.

O PHP padroniza todas as extensões XML a partir da base sólida da libxml2,
além de estender o conjunto de recursos adicionando suporte a SimpleXML,
XMLReader e XMLWriter. Ou seja, significa que o PHP identifica e altera automaticamente o tipo da variável, dependendo da operação que for realizada no valor da variável. Portanto isso o torna a tipagem dinâmica, ou seja, sem necessidade de informar um tipo fixo.

Leave a comment

0/5